Sexta-feira, 26 de Setembro de 2008

No post anterior tinha deixado uma hiperligação que ligava á página da wikipédia do ADN. No entanto, neste post pretendo de uma forma mais sintetizada explicar o que é o ADN.

 

A identidade de cada organismo vivo, desde a mais simples bactéria até ao ser humano, depende do seu património genético, o qual se encontra reproduzindo em cada uma das células do organismo respectivo. O património genético é formado por uma serie de instruções fundamentais, que especificam como deve ser construído o organismo e como deve “funcionar”. Estas instruções estão contidas numa molécula excepcional, o ADN (ácido desoxirribonucleico), cuja estrutura foi identificada pelo 1º vez em meados dos anos 50.

Os constituintes fundamentais do ADN são quatro nucleótidos, que são as moléculas formadas por um açúcar (desoxirribose), um grupo fosfato e uma base azotada. Os nucleótidos diferem entre si na base azotada, que pode ser uma adenina (A), uma timina (T), uma citosina (C), ou uma guanina (G).

 

O ADN é simplesmente uma dupla cadeia destes nucleótidos, enrolada sobre si mesma como uma dupla hélice, ou como uma escada em caracol cujos degraus são os pares de bases azotadas. A informação genética, que difere de indivíduo para indivíduo, é codificada sob a forma de uma particular sucessão dos quatros tipos de nucleótidos.

Cada célula de um organismo pluricelular possui uma cópia das moléculas de ADN desse organismo. Todavia, cada uma delas apenas utiliza a parte da informação que lhe é necessária para desempenhar o seu papel específico.

Por esse motivo, é possível que, no mesmo organismo, existam muitos tipos de células diferentes com idêntico património genético.

 



publicado por rjfragoso às 21:01 | link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


posts recentes

Recursos Hidrológicos

NOTÌCIA: AÇORES - Falta d...

GEOLOGIA: Recursos geológ...

GEOLOGIA: Metamorfismo

GEOLOGIA: Deformação das ...

Teria Darwin Errado?

Anatomia Comparada

Mecanismos de evolução II...

Mecanismos de evolução II...

Mecanismos de evolução: F...

arquivos

Maio 2009

Abril 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

blogs SAPO
subscrever feeds