Domingo, 9 de Novembro de 2008

        De acordo com cientistas do Instituto Riken, no Japão, tecidos cerebrais funcionais foram criados a partir de células-tronco.Segundo o estudo, divulgado nesta quinta-feira, as células retiradas de embriões foram utilizadas para formar tecidos do córtex cerebral, principal área de controle do cérebro. Assim, os tecidos se auto-organizaram e foram capazes de conduzir atividades nervosas, como a transmissão de estímulos e impulsos elétricos.

         Além disso, os cientistas afirmam que os tecidos podem ser induzidos seletivamente para desempenhar outras atividades do córtex, como o controle da memória, as sensações visuais, entre outras. As pesquisas anteriores do instituto mostravam que as células-tronco se diferenciavam dentro de outras células, mas até agora não se organizavam como tecidos funcionais. "Nas terapias de regeneração, apenas um limitado número de doenças podem ser curadas com um simples transplante de células. Transplantar tecidos pode aumentar a esperança", concluiu o institudo japonês em comunicado.

        Os tecidos podem servir como um "mini-órgão" para estudar a causa de doenças como Alzheimer e desenvolver vacinas contra elas. O uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas, porém, tem causado polêmica. Muitos não aceitam a prática e a discussão é constante. No entanto, os cientistas do instituto Riken dizem que os tecidos do córtex podem também ser obtidos por meio de uma indução artificial para que células adultas, como as da pele, possam se comportar como células-tronco, para dar continuidade à pesquisa.

 

Fonte: veja.abril.com.br

 

 



publicado por rjfragoso às 22:29 | link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


posts recentes

Recursos Hidrológicos

NOTÌCIA: AÇORES - Falta d...

GEOLOGIA: Recursos geológ...

GEOLOGIA: Metamorfismo

GEOLOGIA: Deformação das ...

Teria Darwin Errado?

Anatomia Comparada

Mecanismos de evolução II...

Mecanismos de evolução II...

Mecanismos de evolução: F...

arquivos

Maio 2009

Abril 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

blogs SAPO
subscrever feeds