A água subterrânea é um recurso geológico de extrema importância que constitui cerca de 0,6 do total de água que existe no Planeta.
A quantidade e a qualidade da mesma tem efeitos na sobrevivência e na saúde das populações humanas.
Cerca de 15% da água que precipita sobre a superfície da Terra infiltra-se no solo, por acção da gravidade, e origina a água subterrânea que preenche os aquíferos.
São formações geológicas subterrâneas capazes de armazenar agua e de permitir a sua circulacao e extracao de forma economicamente rentável.
As rochas que constituem os aquíferos apresentam características favoráveis de porosidade e permeabilidade.
Um bom aquífero é simultaneamente poroso e permeável, o que lhe permite armazenar e libertar a água.
São exemplos bons de aquíferos as areias, os cascalhos os arenitos, os conglomerados e os calcários fracturados.
POROSIDADE
È a percentagem do vovlume total da rocha ou dos sedimentos que é ocupado por espaçoes vazios, ou poros. A porosidade constitui uma medida da capacidade da rocha em armazenar água.
Algumas rochas sedimentares, como arenitos e conglomerados, têm poros entre os grãos de minerais pelo que podem armazenar uma quantidade apreciável de água.
PERMEABILIDADE
È a capacidade das rochas transmitirem fluidos através dos poros ou fracturas.
As rochas permeáveis deixam-se atravessar facilmente pela água. A permeabilidade das rochas está relacionada com as dimensões dos poros e com a forma como se estabelece a comunicação entre eles.
NIVÈL HIDROESTÁTICO OU FREÁTICO – é a profundidade a partir da qual aparece a água. Corresponde ao nível atingindo pela água nos poços. Este nível á variável de região para região , e na mesma região varia ao longo do ano.
ZONA DE AERAÇÃO - localiza-se entre a superfície do terreno e o nível hidroestático. Neste zona do terreno os poros entre as partículas do solo ou das rochas são ocupados por agua e ar.
ZONA DE SATURAÇÃO – tem como limite superior o nível hidroestático. Nesta zona, todos os poros da rocha estão completamente preenchidos por água.
A água subterrânea armazenada nos aquíferos é utilizada para beber e a sua escassez ou contaminação podem ter efeitos muito graves. As principais causa da diminuição de reversas da qualidade da água são: